O que é picking?
- Bru Preguiça
- 15 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
O que é picking?
O picking, também conhecido por order picking (separação e preparação de pedidos) pode ser definido como a atividade, na qual um pequeno número de produtos, é extraído de um sistema de armazenagem, para satisfazer um certo número de pedidos de clientes independentes.
Vantagens das Tecnologias de Separação:
Melhora a precisão do pedido
Rápido atendimento aos pedidos
Aumento da produtividade operacional
Aumento do serviço ao cliente
Redução dos congestionamentos
A Separação de Pedidos é a função mais intensa e cara em muitos armazéns. Um número de tecnologias de separação tem sido desenvolvida para reduzir tarefas inerentes a esse processo que não agregam valor.
Os 4 procedimentos básicos de atividade de picking são divididos em:
Picking Discreto
Nesse procedimento, cada operador é responsável por um pedido por vez e pega apenas um produto de cada vez. Este tipo de organização tem bastantes vantagens, porque por ser mais simples, adequando-se perfeitamente quando toda a documentação está em papel, os riscos de erros são pequenos e por existir apenas um documento para cada ordem de separação de produtos. Porém, esse procedimento é menos produtivo, pois o operador deve completar toda a ordem de separação, o tempo de deslocamento é maior que nos outros procedimentos.
Picking por zona
Nesta forma de organização, as áreas de armazenagem são divididas por zonas, cada zona possui determinados produtos e cada operador da atividade está relacionado com umas dessas zonas. Quando uma ordem de pedido chega, cada operador pega todas as linhas de produtos referidas a esse pedido que fazem parte da sua zona de trabalho, se o pedido estiver completo ele é despachado, caso contrário, ele irá para próxima zona de picking e o próximo operador colocará os produtos necessários. Este procedimento é mais utilizado quando há diferenças de produtividade entre os trabalhadores e equipamentos.
Picking por Lote
Neste procedimento o operador espera a acumulação de certo número de pedidos e em seguida observa o produto comum a vários pedidos. Quando o operador faz a coleta, ele pega a soma de todas as quantidades de cada produto necessária para atender todos os pedidos e distribui as quantidades coletadas por cada pedido. Como esse processo trabalha com vários pedidos de coleta, possui um ganho de produtividade em relação aos outros, no entanto, é indicado apenas quando os produtos são coletados na maioria em quantidades fracionadas (não em caixas) e quando os pedidos possuem poucos produtos diferentes (1 a 4) e pequenos volumes.
Picking por Onda
Este método é similar ao picking discreto, ou seja, cada operador é responsável por um tipo de produto por vez, a diferença está no agendamento de certos números de pedidos ao longo do turno. Geralmente esse procedimento é utilizado para coordenar as funções de separação de pedidos e despachos.
Comments