top of page
Buscar

Produtos de Alto Valor como Logísticar?

  • Foto do escritor: Bru Preguiça
    Bru Preguiça
  • 25 de fev. de 2016
  • 8 min de leitura

O Brasil é internacionalmente conhecido pela diversidade e pela grande ocorrência de pedras preciosas em seu solo.

  • Os garimpos são muito conhecidos e numerosos por aqui, o que faz de nosso país um dos maiores produtores de pedras preciosas do mundo, em se tratando de quantidade, variedade e qualidade. O que faz com que nossas regiões sejam ricas dessas gemas é o fato do território brasileiro ser repleto de superfícies de rochas pré-cambrianas, com vários cortes de pegmatitos e rochas metamórficas.


  • Durante 141 anos, o Brasil liderou a produção mundial de diamantes. Atualmente, encontra-se em 5º lugar no ranking de produção mundial de diamante bruto, segundo pesquisa do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral).


  • Estima-se que, pouco menos de 80% das pedras brasileiras, em volume, tenham como destino final as exportações, tanto em bruto, incluindo espécimes de coleção, como lapidadas.


  • Estoque não perecível

Trabalhando com joias e acessórios é possível montar uma base de produtos bastante atemporal e apenas uma linha de frente que obedeça a tendências e coleções. Assim, no geral, seus produtos não estragam e nem “saem de moda”.


  • Logística mais simples

Por se tratarem de produtos majoritariamente pequenos e de pouco peso, que apesar de frágeis podem ser protegidos com medidas simples, as dificuldades de logística são infinitamente menores.


  • Segurança

Apesar de apresentar uma logística relativamente mais fácil, por se tratarem de peças menores, as jóias e pedras preciosas requerem um grande planejamento logístico pela parte da segurança, já que são extremamente valiosas e frágeis. Portanto seu manuseio e transporte devem ser realizados com escoltas, ou até mesmo em carros fortes. No caso da utilização de outros modais, as medidas de segurança devem ser mantidas, pois os produtos são extremamente caros e pequenos, facilitando assim possíveis furtos. Existem empresas especializadas no transporte de valores (ou seja, dinheiro ou produtos de alto valor), portanto em caso de transporte terceirizado, as empresas que vendem pedras preciosas ou jóias podem contratar essas empresas e assim transportar seus produtos com segurança.


- Seguro

O seguro de carga é um fator fundamental no transporte de produtos como pedras preciosas, pois quando se transporta produtos de alto valor, recomenda-se que se contrate um seguro, pois qualquer ocorrência pode gerar prejuízos gigantescos pelo valor da carga. Desta forma a empresa que deseja transportar este tipo de carga deve se atentar a contratar um seguro para a carga, evitando assim possíveis prejuízos por roubos ou acidentes (que também podem ser prejudiciais pela fragilidade das pedras e jóias).


  • Exploração de Pedras Preciosas (exemplo)

- Como funciona uma exploração de diamantes

A exploração de diamantes em uma jazida descoberta não é diferente no Brasil ou na África do Sul. Geralmente, existem máquinas gigantes que operam escavando altas profundidades – já que as pedras costumam estar localizadas a centenas de metros abaixo da superfície – com a ajuda de explosivos, alta tecnologia e garimpeiros em busca das pedras preciosas. Daí, elas são separadas do cascalho e identificadas por um sistema de raio-X. As minas então são criadas sobre região com alta concentração de kimberlito, rocha formada pelo resfriamento do magma vulcânico. Durante a exploração nas minas, as rochas são pulverizadas como cascalhos por meio de explosões em áreas profundas da mina.

Águas de rios e lençóis freáticos transportam pedras que se concentram em áreas superficiais e por isso são “peneirados” pelos mineradores. Da separação por tamanho, as pedras seguem para flotação. Entra em cena uma máquina de triagem em forma de raio-X que funciona para separar o que é diamante e o que não é passando em seguida a uma apuração manual de cada pedra.

  • Certificação: IBAMA (nacional) + Certificado de origem (EUA)


  • Embalagem: Embalagem externa de Polipropileno + Maravalha + Plástico Bolha


  • IBGM: O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos – IBGM é uma entidade nacional de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1977 com o objetivo de representar toda a cadeia produtiva do Setor de Gemas, Joias e Bijuterias.


  • Exportação

A inserção cada vez mais constante das joias brasileiras no mercado internacional é resultado do Programa Setorial Integrado de Apoio às Exportações (PSI), coordenado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex/Brasil).

A indústria joalheira do Brasil vem se consolidando internacionalmente, ampliando sua participação nas feiras e batendo recordes de exportação. De acordo com dados do IBGM, as exportações atingiram no primeiro quadrimestre deste ano o montante de US$ 865 milhões, 26% a mais que no mesmo período do ano passado. Os Estados Unidos é o principal país comprador, responsável por 49% do que é comercializado no exterior.

Segundo a Apex-Brasil, o crescente desempenho e reconhecimento das pedras brasileiras são favorecidos por características únicas como o colorido, à mistura de materiais nas joias e o design alegre e inovador, motivo de reconhecimento e prêmios mundo afora. Outra vantagem é a variedade das pedras e gemas coradas encontradas em solo brasileiro: são mais de 100 espécies, em especial nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Bahia e Pará.


  • Projeto Setorial Apex Brasil

Os Projetos Setoriais são desenvolvidos pela Apex-Brasil em parceria com entidades representativas das cadeias produtivas. O IBGM mantém, desde 1998, um projeto que oferece um mix de ações de promoção comercial específicas, visando aumentar as exportações brasileiras de produtos de maior valor agregado, diversificar mercados e ampliar a base exportadora dos segmentos selecionados — gemas lapidadas, artefatos de pedra, folheados de metais preciosos, produtos de metais preciosos para a indústria, joias e bijuterias. Tem como público-alvo empresas exportadoras e com potencial exportador em todo o território nacional, contemplando, na edição 2013-2015, 180 empresas diretamente e outras incontáveis indiretamente. As ações focam como mercados prioritários Argentina, Angola, China, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, França, Hong Kong, Itália, Japão, México, Peru e Rússia.


  • Legislação de Exportação

PEDRAS PRECIOSAS E SEMIPRECIOSAS, METAIS PRECIOSOS, SUAS OBRAS E ARTEFATOS DE JOALHERIA

I - CONDIÇÕES GERAIS

As vendas de pedras preciosas e semipreciosas, metais preciosos, obras derivadas e artefatos de joalheria, com pagamento em moeda estrangeira, realizadas no mercado interno a não residentes no País ou em lojas francas a passageiros com destino ao exterior, são consideradas exportações e obedecerá a sistemática a seguir:

a) A aplicação do disposto no item anterior fica limitada às mercadorias discriminadas neste Anexo.

b) A mercadoria terá como documento hábil de saída do País Nota Fiscal de venda, a ser emitida pelo estabelecimento vendedor, contendo, em todas as suas vias, carimbo padronizado, conforme modelo e instruções contidos neste Anexo.

c) A primeira via da Nota Fiscal de Venda, devidamente carimbada, será apresentada pelo comprador à fiscalização aduaneira, quando solicitada, no aeroporto, porto ou ponto de fronteira alfandegado por onde sair do País.

d) O estabelecimento vendedor deverá efetuar o Registro de Exportação das operações de que trata o item “l”, no Siscomex, com base no movimento das vendas realizadas em cada quinzena do mês, até o último dia da quinzena subseqüente.

e) Cada registro poderá amparar mais de uma venda, relacionando de várias Notas Fiscais, sendo fundamental nesse caso que todas as operações apresentem, cumulativamente, as seguintes características:

1) tenham o mesmo país de destino;

2) sejam cursadas na mesma moeda; e;

3) sejam efetuadas em modalidades de pagamento equivalentes, como a seguir:

- espécie = cheque = traveller’s check , ou

- cartão de crédito internacional.

Obs.: Um RE só poderá abranger operações com pagamento em espécie, cheque ou traveller’s check , ou então, somente com cartão de crédito internacional.

(Fls. 20 da Portaria SECEX nº. 15, de 17/11/2004). Consolidação das Normas de Comércio Exterior.


III - MERCADORIAS DE QUE TRATA O ITEM I DESTE ANEXO

7102.31.00 Diamantes, mesmo trabalhados, não montados nem engastados, não industriais em bruto ou simplesmente serrados, clivados ou desbastados.

7102.39.00 Exclusivamente diamantes não montados nem engastados, não industriais, lapidados.

7103 Pedras preciosas (exceto diamantes) ou semipreciosas, mesmo trabalhadas ou combinadas, mas não enfiadas, nem montadas, nem engastadas; pedras preciosas (exceto diamantes) ou semipreciosas, não combinadas, enfiadas temporariamente para facilidade de transporte, em bruto ou simplesmente serradas ou desbastadas ou trabalhadas de outro modo.

7106.92.20 Chapas, lâminas, folhas e tiras, de prata.

7108.1 Exclusivamente chapas, lâminas, folhas e tiras, de ouro, para uso não monetário.

7110.19 Exclusivamente Chapas, lâminas, folhas e tiras, de platina.

7113.11.00 Artefatos de joalharia e suas partes, de prata, mesmo revestida, folheada ou chapeada de outros metais preciosos.

7113.19.00 Exclusivamente artefatos de joalharia e suas partes, de ouro, mesmo revestido, folheado ou chapeado de outros metais preciosos.

7113.20.00 Exclusivamente artefatos de joalharia e suas partes, de metais comuns, folheados ou chapeados, de prata ou de ouro.

7114.11.00 Artefatos de ourivesaria e suas partes, de prata, mesmo revestida, folheada ou chapeada de outros metais preciosos.

7114.19.00 Exclusivamente artefatos de ourivesaria e suas partes, de ouro, mesmo revestido, folheado ou chapeado de outros metais preciosos.

7114.20.00 Exclusivamente artefatos de ourivesaria e suas partes, de metais comuns, folheados ou chapeados, de prata ou de ouro.

7115.90.00 Exclusivamente pastilhas para contatos elétricos, de prata.

7116.10.00 Exclusivamente colar com ou sem fecho e colar para enfiar, de pérolas naturais ou cultivadas.

7116.20.90 Exclusivamente obras de pedras preciosas ou semipreciosas, inclusive colar, com ou sem.

(Fls. 22 da Portaria SECEX nº. 15, de 17/11/2004). Consolidação das Normas de Comércio Exterior.


  • No caso de jóias e pedras preciosas, dois Incoterms são os mais sugeridos:

DDP – Delivered Duty Paid (Entregue Direitos Pagos)


• O vendedor entrega a mercadoria ao comprador, desembaraçada para importação no local de destino designado;

• É o INCOTERM que estabelece o maior grau de compromisso para o vendedor, na medida em que o mesmo assume todos os riscos e custos relativos ao transporte e entrega da mercadoria no local de destino designado;

• Não deve ser utilizado quando o vendedor não está apto a obter, direta ou indiretamente, os documentos necessários à importação da mercadoria;


EXW – Ex Works (À Disposição)


• A mercadoria é colocada à disposição do comprador no estabelecimento do vendedor, ou em outro local nomeado (fábrica, armazém, etc.), não desembaraçada para exportação e não carregada em qualquer veículo coletor;

• Este termo representa obrigação mínima para o vendedor;

• O comprador arca com todos os custos e riscos envolvidos em retirar a mercadoria do estabelecimento do vendedor;

• Desde que o Contrato de Compra e Venda contenha cláusula explícita a respeito, os riscos e custos envolvidos e o carregamento da mercadoria na saída, poderão ser do vendedor;

• Este termo pode ser utilizado em qualquer modalidade de transporte.


  • Armazém

O armazém de jóias e pedras preciosas não precisa de muitos cuidados com temperatura, mas os cuidados com segurança são fundamentais. Pois se tratam de produtos de alto valor agregado, portanto devem ser armazenados em salas próprias para eles (cofres), com acesso restrito e se possível câmeras de vigilância. Pedras preciosas e jóias não são produtos perecíveis, portanto não tem um tempo previsto para ser armazenado, porém devem ser armazenadas sempre em embalagens com espumas e devem ser manuseadas com cuidado devido a sua fragilidade.


  • Aviões Cargueiros

Em aviões Cargueiros as cargas são transportadas em paletes aéreos e presas por cabos de aço e outros matérias de fixação. Todo o processo de embarque das cargas é realizado de forma automatizada, através de esteiras e elevadores de carga. Portanto os riscos de avarias são mínimos. Todos os processos são notificados e acompanhados pelos profissionais de segurança, portanto não há riscos de furtos ou qualquer outro incidente. Este modal é o mais escolhido para o transporte de valores em longas distâncias.


  • Aduana

Alfândega ou aduana é uma repartição governamental oficial de controle do movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior ou dele provenientes, responsável, inclusive, pela cobrança dos tributos pertinentes.

Todos os produtos que são exportados ou importados através do aeroporto passam pela Alfândega onde são fiscalizados tanto qualitativamente quanto com relação a sua documentação. Constatando sua regularidade sendo as leis e normas da Receita Federal.

 
 
 

Comentários


Posts  
 Recentes 
Sobre
 

Um blog voltado para a logística e como ela está presente em nossas vidas diariamente. Fatos, curiosidades e acima de tudo informações sobre esse grande enigma chamado logística.

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
Contato
 

Email: brunamelatoc@hotmail.com para contato ou mande para nós sua dúvida aqui mesmo no site.

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

bottom of page