Vamos transportar cerveja? Para a minha casa?
- Bru Preguiça
- 29 de jan. de 2016
- 1 min de leitura
O transporte de cerveja é realizado principalmente através do modal rodoviário, sendo também utilizado os modais ferroviário e hidroviário. No modal rodoviário, as cargas são transportadas através de diversos tipos de caminhões, sendo o tipo carreta guarda baixa o tipo mais usado.
Existe um modelo de caminhão específico para o transporte de bebidas, que é o siders/sider asa delta.
As rotas realizadas no transporte de cerveja podem ser: Fábrica – Fábrica, Fábrica – Centros de Distribuição, Centros de Distribuição – Mercado, Fábrica – Distribuidoras, Distribuidoras – Mercado, Fábrica – Mercado.
O transporte de cerveja é realizado através de diferentes agentes, tais como a empresa através de frota própria ou terceirizada, ou de modo terceirizado contratado pela fábrica, podendo-se utilizar as transportadoras ou caminhoneiros autônomos.
O valor do frete inclui diversas variáveis, tais como carregamento e descarregamento que possuem um custo de operacionalização, custos fixos (IPVA, seguro do caminhão, custo de capital do caminhão e depreciação), custos variáveis (combustível, pneu, salário motorista, manutenção do caminhão e pedágio) - que variam de acordo com a distância percorrida e sazonalidade, visto que durante o verão o consumo de cerveja é maior e, se há falta de caminhão no mercado, o valor do frete pode variar em função disso.
Comments