Método ABC Para quê? ABC? Alfabeto? Oi?
- Bru Preguiça
- 17 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
No método ABC as atividades são o foco do processo de custeio. Os custos são investigados, relacionando-se as atividades aos produtos, com base na demanda por tais atividades pelo produto durante o processo de produção ou o serviço em questão.
[endif]
Consiste na identificação, análise e alocação de custos aos processos de uma determinada empresa, visando melhor gerenciar a lucratividade. O uso deste método permite uma melhor mensuração dos custos.
[endif]
Com seu poder de assinalar as causas que levam ao surgimento dos custos, o ABC permite aos gerentes uma atuação mais seletiva e eficaz sobre o comportamento dos custos da organização.

[endif]
O ABC determina que atividades consomem os recursos da empresa, agregando-as em centros de custos por atividades. Em seguida, e para cada um desses centros de atividades, atribui custos aos produtos baseado em seu consumo de recursos. Com isso, é possível se determinar quais são os produtos subcusteados e quais são os supercusteados, possibilitando uma melhoria nas decisões gerenciais.
O ABC permite ainda que se tome ações para o melhoramento contínuo das tarefas de redução dos custos, como a melhora dos serviços, avaliação das iniciativas de qualidade, corte de desperdícios, aprimoramento dos processos de negócio da empresa, entre outros.
No sistema de custeio ABC a atribuição dos custos indiretos são feitos em dois estágios:
No primeiro estágio, denominado de “custeio das atividades”, os custos são direcionados as atividades.
No segundo estágio, denominado de “custeio dos objetos”, os custos das atividades são atribuídos ao produtos, serviços e clientes.

[endif]
Embora suficientemente simples, o sistema de custeio ABC, tem contribuído para melhorar sensivelmente a tradicional metodologia de análise de custos. Seu objetivo é rastrear as atividades mais relevantes, para que se identifiquem as mais diversas rotas de consumo do recursos da empresa. Por meio dessa análise de atividades, busca-se planejar e realizar o uso eficiente e eficaz dos recursos da empresa.s produtos, serviços e clientes.
[endif]
O método ABC - Activity based Costing - é um método de custeio que rompe com a visão mais tradicional relativamente à imputação de custos indiretos aos produtos, preconizando que essa imputação não deve ser feita diretamente, mas sim através das atividades que lhes dão origem, o que implica por sua vez que seja necessário saber quanto é que cada produto gasta de cada uma dessas atividades. Para isso torna-se também necessário que a cada atividade que dá origem a custos indiretos seja atribuída uma classe autónoma de custos. Deste modo, os custos indiretos são tratados como se fossem custos diretos daquelas atividades (que assumem a qualidade de cost drivers). Os passos sequenciais a seguir na implementação do método ABC são os seguintes: identificar as atividades; determinar o custo para cada atividade; determinar as atividades que são cost drivers; recolher informação acerca das atividades; cálculo do custo do produto.

A utilização do método ABC é aconselhável fundamentalmente em situações em que ocorre uma das seguintes situações: os custos indiretos são elevados; há vários produtos; a margem de erro é pequena.
Bibliografia:
Comments