top of page
Buscar

Certificação LEED

  • Foto do escritor: Bru Preguiça
    Bru Preguiça
  • 9 de mar. de 2016
  • 5 min de leitura

Criada pelo USGBC há mais de uma década, nos EUA, a certificação LEED para construção sustentável chegou ao Brasil há quase cinco anos e, hoje, é considerada o principal selo para edificações no país. Com nova versão prevista para esse ano, a certificação já atestou o comprometimento de 40 empreendimentos nacionais com a sustentabilidade e colocou o Brasil na quarta posição do ranking mundial dos países mais preocupados com a construção sustentável.

Criado em 2000, pelo USGBC - Conselho de Construção Sustentável dos EUA, o LEED orienta e atesta o comprometimento de uma edificação com os princípios da sustentabilidade para a construção civil - antes, durante e depois de suas obras.


Emitido em mais de 130 países de todo o mundo, o selo é considerado, hoje, a principal certificação de construção sustentável para os empreendimentos do Brasil, onde é representado oficialmente pelo GBC-Brasil - Conselho de Construção Sustentável do Brasil, que foi criado no país em 2007.


As edificações interessadas em conquistar o selo LEED devem entrar com pedido de certificação na Plataforma LEED Online, referente ao seu tipo de empreendimento. No Brasil, existem oito selos diferentes:

- LEED NC, para novas construções ou grandes projetos de renovação;

- LEED ND, para projetos de desenvolvimento de bairro;

- LEED CS, para projetos na envoltória e parte central do edifício;

- LEED Retail NC e CI, para lojas de varejo;

- LEED Healthcare, para unidades de saúde;

- LEED EB_OM, para projetos de manutenção de edifícios já existentes;

- LEED Schools, para escolas e

- LEED CI, para projetos de interior ou edifícios comerciais.


Quais são os critérios de certificação LEED?

A certificação LEED é concedida a edifícios de alta performance ambiental e energética, ou seja, não contempla uma análise dos aspectos sociais. Pelo sistema LEED 2009, atualmente vigente, é necessária a obtenção de um mínimo de 40 pontos (de um máximo de 110 pontos), além do atendimento dos chamados Pré-Requisitos, que são obrigatórios e variam de tipologia a tipologia. Créditos e Pré-Requisitos são distribuídos dentro de 7 categorias:

· Implantação Sustentável (Sustainable Sites)

· Eficiência Hídrica (Water Efficiency)

· Energia e Atmosfera (Energy and Athmosphere)

· Materiais e Recursos (Materials and Resources)

· Conforto Ambiental (Environmental Quality)

· Inovação e Projeto (Inovation and Design)

· Créditos Regionais (Regional Credits)

Para se ter certeza de que um empreendimento está apto a receber a certificação, recomenda-se a realização de uma Análise Diagnóstica, de modo a verificar a viabilidade técnico-economica para obtenção da certificação. Nesta Análise, realiza-se uma avaliação do empreendimento, de acordo com os critérios do sistema LEED e verifica-se a possibilidade de atendimento aos Pré-Requisitos obrigatórios e ao numero mínimo de 40 pontos. A quem compete conceder a certificação LEED?

A certificação é outorgada pelo GBCI (Green Building Council Institute), sediado nos Estados Unidos, através da análise documental do empreendimento. Os chamados LEED APs (Accredited Professionals: Profissionais Acreditados) são profissionais que atestaram conhecimento suficiente sobre o sistema e podem auxiliar na condução do processo de certificação, funcionando como facilitadores e gestores do processo. Contudo, a participação de um LEED AP não é obrigatória para a certificação, mas sim estimulada pela obtenção de um crédito adicional ao processo. O Brasil possui mais de 60 profissionais LEED APs e em torno de 10 empresas de consultoria para certificação (dados de setembro de 2009).


Quais as etapas necessárias para a obtenção desta certificação junto ao GBCI?

O processo de certificação é todo realizado por meio de uma plataforma on-line do GBCI, através do preenchimento de formulários, planilhas e envio de documentação digital, como projetos, memórias de cálculo, relatórios e registros fotográficos. O processo tem inicio com o Registro do Projeto, quando são fornecidos os dados gerais do empreendimento. Na seqüência, toda a documentação da fase Projeto é coletada e inserida na plataforma para a pré analise da certificação. Ao término da obra, a documentação da fase Construção é inserida na plataforma e informações da fase Projeto podem ser corrigidas e atualizadas. Feito isto, o GBCI irá analisar toda a documentação e conceder ou não a certificação. Quais são as categorias de certificação LEED?

Para o sistema LEED 2009, dependendo da pontuação do empreendimento, este irá ser premiado com a certificação nas seguintes categorias:

· Certificado: 40 a 49 pontos

· Prata: 50 a 59 pontos

· Ouro: 60 a 79 pontos

· Platina: 80 a 110 pontos



As etapas de certificação normalmente ocorrem da seguinte forma:

1) Registro do projeto junto ao USGBC: A equipe de projeto deve enviar um formulário de registro e pagar a taxa de Certificação ao USGBC.

2) Coleta de informações pelo time de projetos: Todas as atividades do projeto, incluindo o registro e a documentação de conformidade do crédito, são preenchidas no LEED Online, um portal de coleta de dados aonde a equipe carrega informações sobre o projeto. Todo pré-requisito e crédito do LEEDdeve ser documentado e comprovado através de cálculos e evidências, que devem ser carregados no LEED Online.

3) Submissão: Quando todo o material tiver sido reunido e a equipe estiver pronta para a revisão o administrador do projeto deve submetera documentação.Esta submissão da documentação para análise pode ser feita em uma ou duas fases, ou seja, ou a documentação é toda enviada na fase final de construção do projeto, ou é possível enviar a primeira fase após o projeto e a segunda fase após a construção final.

4) Análise da documentação: O material enviado será analisado e se necessário o revisor do GBCI pode solicitar informações adicionais ou esclarecimentos, que devem ser enviadas pela equipe de projeto.

5) Certificação: Assim que a análise final do material tiver sido concluída, a equipe de pode recorrer e solicitar a revisão de qualquer crédito individual desde que seja paga uma taxa adicional ao GBCI.

O projeto então receberá o nível de Certificação de acordo com a pontuação atingida.


Qual a forma de apresentação dos créditos para Certificação LEED?

Basicamente a certificação se faz pela apresentação de 3 tipos de documentos: Template ou declaração padrão LEED assinada por projetista ou responsável (Os templates são Planilhas de comprovação do atendimento do crédito que devem ser completadas).

Plantas e memoriais descritivos de projetos e sistemas;

Cálculos que comprovem o atendimento dos requisitos.

Os Cálculos, memoriais e Templates devem ser fornecidos em Inglês, porém as plantas, títulos e unidades podem ser enviadas na língua local.


Qual o custo para obtenção da Certificação LEED?

Registro do Projeto junto ao USGBC U$1.200 ou U$900 para membros do USGBC

Análise de Projeto U$2.250 ou U$2.000 até 50.000Sq. Ft (4.645m2)

U$0,045/sf ou U$0,04/sf. até 500.000Sq. Ft (46.451m2)

U$22.500 ou U$20.000 mais de 500.000Sq. Ft (46.451m2)

Certificação Obra U$750 ou U$500 até 50.000Sq. Ft( 4.645m2)

U$0,015/sf ou U$0,01/sf até 500.000 Sq. Ft (46.451m2)

U$7.500 ou U$5.000 mais de 500.000Sq. Ft (46.451m2)

Pré Certificação (opcional apenas para LEED-CS) U$4.250 ou U$3.250 Consultoria ( Não obrigatória) : aprox. 0,5 a 1% do custo da obra

*Recomenda-se a contratação do consultor que é um profissional treinado e qualificado pelo LEED para tramitar toda a documentação junto ao Conselho.




Referências Bibliograficas : site 01 , site 02 , site 03

 
 
 

Bình luận


Posts  
 Recentes 
Sobre
 

Um blog voltado para a logística e como ela está presente em nossas vidas diariamente. Fatos, curiosidades e acima de tudo informações sobre esse grande enigma chamado logística.

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
Contato
 

Email: brunamelatoc@hotmail.com para contato ou mande para nós sua dúvida aqui mesmo no site.

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

bottom of page